(Conforme mensagem enviada por Rui Lemos)
A viagem continua. Cá vamos nós para mais uma sessão das Noites com Poemas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, debaixo da especial supervisão e organização do Jorge Castro que, como sempre, nos traz um convidado excelente e sempre bem acompanhado pelos poetas da casa que farão as suas intervenções.
Desta vez temos um sócio da EMACO, o escritor Júlio Conrado. Sigam as sábias palavras do Jorge:
No próximo dia 23 de Março (sexta-feira), pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal de Oeiras, na próxima sessão das Noites com Poemas, contaremos, como convidado, com o escritor e crítico literário – simbiose de curiosa gestão e não isenta de risco… – Júlio Conrado.
Propõe-nos o convidado, como tema:
– Carcavelos nos 55 anos de carreira literária de Júlio Conrado
O Professor José d’Encarnação trará consigo, também, o seu testemunho amigo, sempre precioso, e alguns amigos mais preencherão o serão com poemas do autor e não apenas. Teremos, então, entre outros, Ana Freitas, Carlos Peres Feio, Eduardo Martins, Francisco José Lampreia… e por aí fora.
Carcavelos virá, também e necessariamente, à baila com poesia à mistura e, ainda, como elemento surpresa, um breve desempenho musical do Sexteto 5+1 (5 Clarinetes+1 Saxofone Tenor), com o apoio da Direcção da Sociedade de Instrução Musical e Recreio de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) e da Junta de Freguesia da mesma localidade. Sim, porque isto anda tudo ligado… e mais não digo. Já sabem: o melhor é experimentá-lo.
Contamos, como sempre, com a vossa presença para que esta sessão plenamente se realize.
Perfil e bibliografia do autor:
Júlio Conrado
Júlio Conrado nasceu em Olhão, em 1936. Vive em S. João do Estoril. Escritor e crítico literário, publicou o seu primeiro livro (contos) em 1963 e o primeiro ensaio literário na imprensa de âmbito nacional em 1965 (Diário de Lisboa). Tem colaboração dispersa no Jornal de Notícias, Diário de Lisboa, O Século, A Capital e República. Durante vários anos assegurou o balanço literário no jornal O Século. Exerceu crítica literária na Vida Mundial, no Diário Popular, no Jornal de Letras e na revista Colóquio Letras, actividade que ainda mantém nesta última publicação. Coordena a revista de cultura e pensamento, Boca do Inferno, de Cascais. Está ligado às principais organizações portuguesas de escritores – Associação Portuguesa de Escritores, Pen Club Português, Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários e Associação Portuguesa dos Críticos Literários. Participou, com comunicações, em congressos e encontros de escritores realizados em Portugal e no estrangeiro. Tem dezoito livros publicados de que destacamos Era a Revolução, As Pessoas de Minha Casa, Gente do Metro, Maldito Entre as Mulheres, De Mãos no Fogo e Desaparecido no Salon du Livre.
Bibliografia
As Pessoas de minha Casa – 2017
Turbulência na Academia do Amor – 2015
Barbershop – 2010
O Corno de Oiro – 2009
De Tempos a Tempos – 2008
Nos Enredos da Crítica – 2006
Desde o Mar – 2005
O Deserto Habitado – 2005
De Mãos no Fogo – 2001
Maldito entre as Mulheres – 1999
Era a Revolução – 1997
Lisboa – As Lojas de um Tempo ao Outro I I – 1997
Lugares de Cascais na Literatura – 1995
Lisboa – As Lojas de um Tempo ao Outro I – 1994
Gente do Metro – 1989
Olhar a Escrita – 1986
As Pessoas de Minha Casa – 1986
Perfil completo