Amizades,
Em dia certamente bafejado por excelentes augúrios, tive o deslumbramento de conhecer duas senhoras investigadoras, na área da História, de sua graça Fernanda Frazão Gabriela Morais.
Pelas suas mãos, fui levado a percorrer regiões de encantamento e  de sonho – daquele que é o melhor, de olhos bem abertos e pés bem assentes no chão – que tiveram artes de me auxiliar a rever velhos e relhos conceitos sobre a nossa História, através de janelas ensolaradas pela luz de novas abordagens que também os avanços científicos nos proporcionam.
Visitei, pelas mãos destas amigas, a nossa ancestralidade de um modo que nunca antes imaginara… nem me fora dado a ver. Apurei um mais profundo amor à terra onde mergulhamos as nossa raízes  e, afinal, aquilo que somos ou de que somos feitos.
É, pois, com essas amigas que pretendo partilhar convosco um pouco desse encantamento  na nossa 103ª sessão das Noites com Poemas, no dia 17 de Novembro (sexta-feira), pelas 21 horas, no Templo da Poesia do Parque dos Poetas, em Oeiras, que terá como tema Conversas acerca de Genética, Mitos, Arqueologia e História.
Esta sessão decorrerá sob a égide da EMACO – Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, na cedência daquele magnífico espaço.
Alguns amigos, como habitualmente, vão trazer-nos, também e em forma de poema, o que o tema lhes suscite. Apenas faltará a vossa presença para que a noite floresça. Conto convosco, pois, como não pode deixar de ser.

Ficha da 103ª Sessão
17 de Novembro de 2017
Tema: Conversas acerca de Genética, Mitos, Arqueologia e História
Convidadas: Fernanda Frazão e Gabriela Morais
Apresentação: Jorge Castro
Participação de: Ana T. Freitas – Carlos Peres Feio – David Silva – Eduardo Martins  – João Baptista Coelho – Luís Perdigão – Rosário Freitas