Deste modo nomeei uma série de iniciativas em que me encontro envolvido e que homenageiam e glorificam o «dia inicial, inteiro e limpo», onde nasceu a nossa Liberdade.

E nasceu um livro. Pelas 8h30 da manhã do dia 25 de Abril de 1974, estava junto ao Terreiro do Paço, com a minha máquina fotográfica Voightländer Vito CD… e fui registando o que passava defronte dos meus olhos assombrados, até ao 1º de Maio desse mesmo ano.

São 168 páginas (formato 24×16) com cerca de 300 imagens, que transportam em si incontáveis histórias. No livro «A Vida Saiu À Rua Num Dia Assim» excertos de poemas de minha autoria e que integram um outro livro meu – «Abril, Um Modo De Ser» – acompanham o relato do evoluir dos acontecimentos.

Da sua ficha técnica realço a edição da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, com projecto gráfico, capa e paginação de Marta Filipe e execução gráfica da Sersilito-Empresa Gráfica (Maia).  

A apresentação oficial desta obra está aprazada para o dia 27 de Abril, algures em Cascais, e disso darei, oportunamente, informações.

Entretanto, quem esteja interessado em adquirir o livro, poderá enviar-me uma mensagem nesse sentido para jc.orca@gmail.com, indicando nome e morada. O custo do livro, com portes incluídos, é de 22 euros. Na resposta à mensagem enviada indicarei forma de pagamento.

Por Abril, sempre!