Prosseguindo na divulgação do livro-álbum que congrega a actividade que desenvolvemos ao longo de nove anos (de 2005 a 2014) na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, fomos, desta feita e pela mão da Comunidade de Leitores e de Cinéfilos das Caldas da Rainha, até à Biblioteca Municipal daquela cidade, no passado dia 20 de Maio, para uma nova sessão de apresentação
Palmira Gaspar dá início e apresenta a sessão que irá ter lugar.

– Jorge Castro e Carlos Gaspar

– A sessão contou, também, com a participação da 
Orquestra Juvenil da Escola de Música de A-dos-Francos, 
constituída por promissores jovens, que abriram o evento com interpretações de trechos 
de Anne McGinty e Ennio Morricone.  

A Orquestra Juvenil foi conduzida pelo também jovem maestro Diogo Esteves

Carlos Gaspar faz um historial da actividade desta Orquestra, bem como do percurso, já bem relevante, quer do seu maestro, como de vários dos elementos que a integram que, a despeito do que se poderá considerar pouca idade, apresentam já um percurso notável, na área musical.

– Partimos, de seguida, para uma passagem poética por parte de vários dos elementos que integraram este projecto das 100 Noites, sendo que esta passagem incidiu especialmente para aquilo a que poderemos chamar de «poesia bem disposta», onde a ironia ombreia com o sarcasmo e estende a mão a alguma brejeirice, porque também por aí a vida se respira melhor.

– Carlos Peres Feio

– David Silva

– Eduardo Martins

– João Baptista Coelho

Uma sala simpaticamente composta…

– Jorge Castro

– Diogo Esteves

– Tatiana Sousa, que, além de integrar a Orquestra e na sua qualidade de formadora, é a responsável pela formação musical de muitos dos elementos que integram a Orquestra Juvenil.
 Segunda parte da actuação da Orquestra Juvenil da Escola de Música de A-dos-Francos, com trechos da autoria de Samuel Hazo, Sir Edward Elgar e de Alan Menken.

– Num dos intervalos da sessão, Aida Reis, a responsável pela Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, distribui uma amável oferta por todos os elementos da Orquestra Juvenil.
E partimos para uma segunda ronda poética onde agora sim, fizemos incidir a nossa participação nos conteúdos do livro-álbum das 100 Noites com Poemas


– Carlos Peres Feio


– David Silva

– Eduardo Martins

– João Baptista Coelho
– A mim me competiu a alocução sobre as razões profundas da criação desta obra, quais as suas motivações e objectivos, numa perspectiva de testemunho de cidadania, razão de ser primeira deste «nascimento». 

– Aida Reis cumprimenta-nos pela iniciativa, também com agradecimentos pela partilha a quantos se deslocaram à Biblioteca das Caldas da Rainha. 

 

Tempo para os autógrafos costumeiros, no encerramento de mais uma feliz iniciativa da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, incansáveis promotores destas sessões culturais, das quais contaram, assim, com a realização da bela marca de 37, abnegadamente em prol de uma difícil causa de que, no entanto, não desistem. 
Honra lhes seja feita!

(fotografias de Lourdes Calmeiro e de Lídia Castro)