No corre-corre dos dias que se acinzentam, há sempre alguém que, desperto para outros modos de vida, permanece nela alimentando o sonho e lembrando-nos, a cada passo, que da nossa língua vê-se o mar, como nos diria Virgílio Ferreira. Aliás, como referência que norteia os dois eventos de que faço referência a seguir, nada melhor do que as palavras deste autor para o ilustrar:

Uma língua é o lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir. Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor,como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi a da nossa inquietação.



Assim foi, primeiro com o Grupo Oeiras Verde, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, no passado dia 25, ocorreram 15 Ecos de Poetas, efeméride que culminou um ano de acções em torno da poesia que Ana Patacho, acompanhada por Lurdes Pereira, Magnólia Filipe, Filomena Vale, Francisca Patrício e Luzia Pinto da Costa naquele espaço levaram a cabo.
Como convidado participei nesta sessão, mas muito mais como companheiro deste grupo que integrei durante algum tempo e do qual me retirei, com suavidade, por manifestamente o tempo não se compadecer com tanta disparidade de exercícios… 
Mas há sempre um tempo para dar ao tempo a oportunidade de um abraço que, aqui, foi também partilhado com a Heloisa Monteiro, a Teresa Rosa, a Teresa Pereira Coutinho, o Luís Cara d’Anjo, o José Rato Machado, o Vox-4… enfim ficou-se aquele espaço plenamente preenchido com os ecos da vozes que importam e, claramente, daquelas janelas passou a ver-se o mar.
     Ver mais informações e imagens deste evento AQUI


*

Depois, no dia 26 e no espaço disponibilizado pela Biblioteca Municipal de Coruche, a Galeria do Mercado, Ana Freitas, muito bem acompanhada de afectos, deu asas concretas a mais um projecto que tem sabido crescer com o húmus do montado. 
Poema a poema, voz a voz, por entre sobreiros e azinheiras e de Sorraia ali mesmo ao lado, pegou de estaca e floresce um projecto que tem também sabido criar as raízes de que se alimenta o futuro.
O Montado – Um Lugar Poético é o segundo livro lançado, com edição da Apenas Livros, nascido e criado pela participação de todos quantos olharam com olhos de ver para este projecto poético e o assumiram como seu.   

Um Poema na Vila, assim se denomina a acção que leva já mais de um ano regular de vida, em Coruche, com participações múltiplas e pluridisciplinares, mas sempre com a poesia como pano de fundo. 
Entre outras, uma belíssima surpresa: o Grupo de Cantares Alentejanos, que nos encheu as medidas com a sua arte de cante. Património imaterial da Humanidade? Claro! Basta ouvi-los… 
– Uma palavra sublinhada, outra vez e sempre, para a Fernanda Frazão, alma mater da editora Apenas Livros, com quem sabemos poder contar para a concretização atempada e interessada de algum projecto, por mais estranho ou original que possa antever-se, mas que consegue chegar a bom porto graças a tais qualidades e virtudes com que dela contamos. 
A mim muito me apraz acompanhar e colaborar com esta iniciativa, que tem contado, também, com o mesmo empenhamento por parte de vários dos colaboradores das Noites com Poemas, que partem de cá das terras de Cascais, em retribuição prazenteira ao movimento inverso que se tem registado, das nossas amigas de Coruche, para com as nossas sessões mensais 
E, pronto, ei-lo! Com capa de cortiça, claro! Edição esgotada no seu lançamento, uma colectânea nascida em sessão com o mesmo nome, oportunamente realizada em Coruche, que integra, também, diversas manifestações plásticas que ocorreram, à data, e que ficam documentadas neste precioso livrinho. 
Ver mais notícia e imagens deste evento AQUI.

– Fotografias de Lourdes Calmeiro