Torga dizia que um poeta não morre, ainda que todos saibamos da relatividade da afirmação perante a dimensão e inexorabilidade do tempo. No entanto, está nas nossas mãos contrariar essas inevitabilidades, adiando-as até ao infinito, através da preservação da memória e a divulgação da sua palavra.  
Foi esse exercício de eterno retorno, de tributo e homenagem, que teve lugar na nossa mais recente sessão das Noites com Poemas, pela mão da escritora Cristina Carvalho, que em boa hora se fez acompanhar por André Gago, para nos falar da personalidade e da poesia de António Gedeão, dando alma e emprestando voz aos seus poemas.    

Após a recepção e boas-vindas habituais aos presentes, coube a Carlos Peres Feio fazer a apresentação da nossa convidada, Cristina Carvalho, que nos brindou com um outro olhar, mais próximo, mais envolto em afecto, sobre o nosso poeta-cientista-historiador, pedra basilar de referência – ou pedra filosofal, se preferirem – dos amantes da palavra em forma de poema.

A sala – magnificamente preenchida, diga-se e sublinhe-se, com gáudio e orgulho – esteve longe de ter dimensão capaz de acolher tantos interessados. 

A tempo e por bem justo merecimento, foi feita a referência devida à filha de peixes que sabe nadar, com referências, também, à obra escrita de Cristina Carvalho.   

André Gago foi um contraponto emocionante à amena conversa de Cristina Carvalho acerca do seu pai, dando corpo e voz à poesia, assim a modos como legendando o que ia ficando dito… 

Chegou, logo mais, a hora de dar a palavra aos demais circunstantes que, como sempre, corresponderam à chamada, partilhando com todos Gedeão ou o muito particular olhar de cada um sobre este poeta…  

– Oeiras Verde com Pedro Faro (guitarra)

– Jograis do Atlântico

– Maria Francília Pinheiro

– David José Silva

– … com mil perdões, não retive o nome deste autor, com um empolgante poema de actualidade e combate…

– Maria Maya

– Eduardo Martins

– Carlos Pedro

– Emília Azevedo

– Ana Sofia Borlinhas

– Ana Freitas

– No final de uma belíssima sessão, uma imagem de boa parte da equipagem de mais uma navegação cumprida com alegre chegada a bom porto

– Fotografias de Lourdes Calmeiro