Incontáveis as iniciativas de índole cultural que tiveram lugar, ao longo destes quatro últimos anos, enquadradas ou promovidas pela iniciativa Rumo ao Centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Solidariedade e cultura, as pedras de toque pelas quais muito me apraz ter sido, como muitos outros, «companheiro de viagem» desta iniciativa, que culminou com a celebração efectiva do centenário desta Instituição, cumprida no dia 02 de Julho de 2011. 

Composição da mesa:
Jorge Castro – Ana Duarte Baptista Pereira – Glória Reino – Isabel Nunes – Vítor Melícias 

Das mais recentes manifestações culturais, destacaria a apresentação e lançamento, que teve lugar na Quinta dos Gafanhotos, em São Domingos de Rana, do 1º Volume do livro Os Bombeiros de Carcavelos e a sua Freguesia – Contributos para o seu Estudo (1911-1961), da autoria da investigadora Ana Duarte Baptista Pereira…

– António Leitão, mestre – entre diversas coisas mais – das cerimónia

… sessão na qual a pintora Isabel Nunes ofereceu à AHBVCSDR um quadro representado Fernando Nunes, seu avô e membro destacado desta Instituição ao longo de muitos anos, a ela se tendo dedicado de corpo e alma. 

Esta apresentação, que contou também com a amável presença e emocionante discurso do padre Vítor Melícias – personagem de especial destaque nacional no âmbito da actividade dos Bombeiros Voluntários -, deixou clara, por parte de todos os intervenientes, a ligação íntma de um corpo de voluntários deste tipo com a comnidade em que se insere, como matriz de coerência e de própria lógica de acção e longevidade da Instituição.    

Pela mão de Odete Santos – uma verdadeira instituição local – contámos com a participação do Grupo Coral Juvenil da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos.

A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras trouxe-nos, na Quinta da Alagoa, em Carcavelos, como excelente cenário do evento, um momento de altíssima qualidade com o Concerto Colagem, que contou também com a participação da fadista Isabel Noronha – que tive o prazer de anunciar em forma de poema.

– Imagens da celebração oficial do Centenário dos Bombeiros  

– Baptismo da nova viatura

– Grupo Coral Da Capo

– Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos
Uma referência final de especial apreço a quem, pelo seu denodado esforço e espírito de colaboração, tornou possíveis as realizações de tantos eventos, ao longo destes quatro anos, e que, anónima mas realçadamente, acima se retratam.
E, muito a propósito, aqui deixo o poema de José Gomes Ferreira:
Para além do “ser ou não ser” dos problemas ocos,
O que importa é isto:
– Penso nos outros.
Logo existo.