Nascemos quase em simultâneo, a Biblioteca Municipal de Cascais, de São Domingos de Rana, o grupo das Noites com Poemas e a Comunidade de Leitores.
Cultivando, desde o primeiro momento, o fértil terreno da comunhão de interesses, estabeleceram-se os pólos de profícuas sementeiras e de colheitas em redor da arte das palavras e dos afectos.
Cinco anos estão já cumpridos. Comemorados no Dia Mundial do Livro, como se de propósito fora. De parabéns estamos todos pela fruição de um espaço que é mantido com desvelo e com o mesmo desvelo nos acolhe, sem peias nem conhecidas dificuldades inventadas.
Assim é que vamos todos crescendo em torno da arte, também, de nos procurarmos e, depois, descobrirmos e sabermos próximos.

Prova do que fica dito, a presença da senhora vereadora da Cultura da Câmara de Cascais, Dra. Ana Clara Justino, que fez questão de estar presente na efeméride, bem como os demais responsáveis da Biblioteca.  Houve bolo e velas, claro. E cantaram-se os parabéns, obviamente. E as prendas foram os livros gratuitamente distribuídos, alimento dos espíritos mas também da materialidade que nos enforma.
E parece que estamos todos dispostos a enfrentar os anos vindouros. 
Quanto aos livros e à sua leitura, os livros trazem-nos, vida fora, quase tudo o que somos sob a nossa pele. Muita da cor da vida e a arte de descobrirmos os caminhos a trilhar, se nos perdermos nalgum ermo dos dias. E mesmo quando os amigos nos falham por algum destempero de circunstância, os livros ali estão, prontos para nos acompanharem na nova jornada. Terapia, acompanhamento e bússola: isso são os livros. Bem aventurados os que lêem.