A convite da Conceição Paulino, uma verdadeira delegação das Noites Com Poemas rumou a Viana do Alentejo, para assistir ao lançamento de mais um livro de José-Augusto de Carvalho.

Pretexto airoso e apelativo para, juntando agradável ao agradável, estender o olhar, uma outra vez, pelo incansável Alentejo.

Primeira paragem em Alcáçovas – lembram-se do Tratado, em 1479? -, para retemperar forças e partir em busca dos tradicionais chocalhos…

Após um opíparo almoço, com partilha generosa de bacalhau no forno, entrecosto com migas, cabrito no forno e pêras bêbedas… … lá se rumou a Viana do Alentejo, onde reforçámos a comitiva.

Um passeio por Viana do Alentejo provou-nos – se ainda precisássemos dessa prova… – de quanto há, ainda, para nos surpreender neste País de surpresas.


Depois, à noite, após um «percurso» por uma série de petiscos alentejanos dos quais, por compaixão, me inibirei de tecer considerações, avançámos ao encontro do autor e do seu livro.
Recebidos no Cine-Teatro renovado e com uma sala assaz confortável, quer em termos de instalações, quer na quantidade de público presente, assistimos a uma muito interessante apresentação, onde o autor nos brindou, até, com interpretações de versões muito pessoais de trechos clássicos de ópera e da qual realço, ainda, o envolvimento da cmunidade escolar de Viana do Alentejo no apoio empenhado ao autor e ao evento.
Conceição Paulino fez jus ao autor e ao livro – O Meu Cancioneiro -, que foi editado pela Temas Originais com patrocínio da Câmara de Viana do Alentejo, tendo o seu Presidente feito um muito interessante e curioso discurso…
Deixo aqui um pouco do que no livro já li, respigado do poema Coisas do Reino:
Nos corredores do Paço
entre vénias e brocados
sem pudor nem embaraço,
decidem-se alguns trocados
para alívio de indigências
e de nobres consciências…
A continuação do poema e o que fica no livro lá está, para vosso deleite. É só procurar… ou ir a Viana do Alentejo.