PORTUGAL E O MUNDO nos séculos XVI e XVII, afinal ao alcance da mão, sem escorbuto nem espadeiradas. Por uns singelos 5 euros, que a adaga é curta… E de lá vim, conservando os dois olhos e ainda mais abertos.

Mas vale a pena, ali pelo Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 16 de Outubro d 2009. A exposição dá pelo nome de Encompassing, na linha desse despautério de subalternizar a nossa língua face ao inglês. E se nós o fazemos, que farão os outros…

Evidências gritantes de passadas glórias, que é sempre saboroso aprofundar, não enjeitaria eu que por ali se ouvisse, também, a voz longínqua de algum Velho do Restelo que ajudasse a entender a mediocridade, não genérica, mas tão vulgarizada, dos dias de hoje.Algum reverso da moeda… que terá sido cunhada na mesma época e que nos ajudaria a perspectivar o futuro. Cá por fora, nos jardins, fugia-se ao Sol ardente…
… batendo uma sueca de outras eras onde trunfos eram de quatro espécies e o baralho ia muito além dos duques

Destino de férias, sim. Lá dentro está fresquinho e há cultura a rodos. Lá fora, o Tejo acena-nos, a dizer que foi por ali (ou perto) que tudo começou.