de brumas a procela se anuncia
procria o horizonte em mar e céu
e mal sei eu beber da fonte airosa
onde a rosa de perdida feneceu

funesto o gesto feito de abandono
que o seu dono decerto mal percebeu
e a rosa no areal torna mais perto
o mar e o céu da terra onde nasceu

a rosa é rosa e o forte que a guarda
aguarda ser mais forte do que eu
que a pedra do espinho se resguarda
e eu da rosa sei que aconteceu

– foto e poema de Jorge Castro
*

Talvez devesse falar do Hamas, de Israel e da faixa de Gaza, pois, como Gabriel Celaya, «maldigo la poesia concebida como un lujo cultural por los neutrales que lavandose las manos se desentienden y evaden...». Mas perante a barbárie a que se assiste, à sensação de desperdício de tantas vidas humanas, irreal e sem sentido aparente, fugiu-me o olhar para uma rosa, já usada e, também, já sem sentido aparente, fustigada pelo mar.

Afinal, o mar, o céu, as nuvens, o ar que respiramos são os mesmos, unindo a Terra toda.
E a propósito e ainda a tempo, hoje, na Associação 25 de Abril, pelas 18h30:

FORUM PELA PAZ E PELOS DIREITOS HUMANOS!

No preciso momento em que a barbárie da guerra assume gravidade extrema, um amplo grupo de personalidades, das mais variadas áreas da sociedade, juntaram-se para lançar a ideia de uma associação cujo principal objecto consiste na reflexão, defesa e promoção da Paz e dos Direitos Humanos. Dizem ser este “rumo da comunidade internacional e o modo como Portugal nela se insere” que os preocupa.
O “Fórum pela Paz e pelos Direitos Humanos” terá a sua primeira sessão pública no próximo dia 6 de Janeiro, pelas 18h30, na sede da Associação 25 de Abril (Rua da Misericórdia, 95 – Lisboa) e contará com intervenções de D. Januário Torgal Ferreira, do médico Fernando Nobre e do presidente do Fórum, Domingos Lopes. A actriz Maria do Céu Guerra fará a leitura de um poema alusivo.
Contamos consigo.
Conselho de Fundadores:
Ana Sofia Monteiro, António Arnaut, António Avelãs, António Bica, António Borges Coelho, António Cluny, António Pessoa, Avelino Pinto, Constantino Alves, Corregedor da Fonseca, Domingos Lopes, Eduardo Maia Costa, Fernando Nobre, Hélder Costa, Januário Torgal Ferreira, Joana Mortágua, Janita Salomé, José Manuel Mendes, José Mário Branco, Kalidas Barreto, Levy Batista, Luís Azevedo, Martins Guerreiro, Manuela Freitas, Mário Tomé, Nuno Teotónio Pereira, Paulo Sucena, Ulisses Garrido, Vasco Lourenço, Vitor Garrido, Vitorino.