Segundo a Agência Lusa, em 29 de Maio e eu ouvi-o, de viva voz, Jorge Pedreira, secretário de Estado adjunto da Educação, lançou mais uma pedrada no pântano, a propósito da avaliação dos professores: «Se todos puderem ser excelentes, o que está errado é a definição de excelência».

Nada mais preclaro!

Tanto que até me apetece parafraseá-lo, dizendo que se todos puderem ser secretários de Estado adjuntos da Educação, o que está errado é a definição de secretaria de Estado adjunta da Educação…

Ou, então, recorrendo às transcendências orientais e citando Paramahansa Yogananda – sediado nos States, claro, por razões mais terra-a-terra – lembraria que «o homem que separou a mente da alma, não pode manifestar um verdadeiro discernimento»

Enfim, bojardas à solta, um Lello incontinente asneia sobre o Manel, poeta e Alegre, sobre visita insular. «Crítica» abstrusa, que acerta a anos-luz da verdade e que é prontamente desmontada pelos intervenientes, mas mais revela alguma dor de cotovelo (ou de alguma outra parte mais conspícua) recalcada.

Já José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, tem problemas de léxico: não conhece, em sede de negociação, nem o termo «recuo», nem o termo «cedência». Só conhece o termo «negociação». O senhor ministro tem, portanto, confessadas incapacidades para o assunto, apenas se bastando em redundâncias.

Perante o despautério em impostos por parte dos governos – laranjas, rosas, azuis, às riscas, etc. – que já nos vem do tempo do Botas, com tal clamorosa incidência no preço dos combustíveis, uma espécie de Autoridade debruçou-se sobre as empresas para apurar se havia «cartel». Que não, que não! Aquilo é mais dos impostos, ora pois!

Para isto, foi preciso reunir uma Autoridade? Se calhar foi, pois o Manel Pinho logo se lembrou de que já se tinha lembrado, aqui há dois anos, de que giro, mas mesmo giro, para acalmar os descontentes, era pôr placas nas auto-estradas a anunciar os preços das três gasolineiras mais próximas. Determinante, como é estupidamente claro, para o controlo e, quiçá, abaixamento dos preços!

A tal Autoridade desempenhou, pois, apenas o elementar papel de post-it, amarelado e com margem autocolante ao poder, sob a forma de recordatório ao senhor ministro.
E pronto!

A sério, vocês não nos arranjam um PS um bocadinho melhor do que isto? É que este até já me sinto constrangido ao apresentá-lo às visitas…