Certo dia, alguém me propôs a participação num projecto de dinamização de uma pequena “comunidade” habitacional, encravada entre Oeiras e Carcavelos, no Alto dos Lombos, mais precisamente…

Formada a equipa, estudou-se o projecto. Decidiu-se que se proporia à dita comunidade que levasse até ao Café Grilo – sito no local, bem entendido, e sede social estratégica da aventura – um poema ou um conto, surpreendendo os promotores do desafio. Depois, logo se veria…

Dois meses após, fazendo explodir as melhores perspectivas, estavam recebidos sessenta e muitos trabalhos, envolvendo cerca de quarenta autores.

Brilhantes anónimos todos (ou quase) no que às lides literárias respeita. Idades? Pois, dos 9 aos 70. Estreantes, na sua grande maioria.

E surpresa, com surpresa se retribuiu. Com o interesse empenhado que a Editora Apenas Livros sempre tem demonstrado por estes devaneios, acabam de ser publicados dois volumes da Colecção Literatralha Nobelizável, com o acervo recolhido pelos promotores do projecto:

ESCREVER É UM LUGAR TÃO PERTO – Volume I – Poemas no Café Grilo

ESCREVER É UM LUGAR TÃO PERTO – Volume II – Contos e Memórias no Café Grilo

O seu lançamento oficial será já no próximo dia 09 de Dezembro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Cascais, em SÃO DOMINGOS DE RANA.

Estão, pois, todos convidados. Ler é um lugar tão perto como escrever. Apareçam.

– Jorge Castro