L Filo de la Lhéngua” é uma colecção de livros que têm vindo a ser editados pela Apenas Livros, em edições bilingues, numa homenagem à língua mirandesa.
O número 7 desta colecção, cujo título em português é “Havia Trigo“, é de minha autoria e acaba de ser publicado.
Trata-se de uma evocação não “passadista” da minha infância corrida por terras do planalto mirandês… há já alguns anitos atrás, devo confessá-lo. Mas que me parece ontem e não deixo de a encarar como aquilo que, em minha opinião, uma evocação do passado não deve deixar de ser: um alicerce do presente, projectando seguras pontes para o futuro.
O meu trabalho foi honrado com a tradução para mirandês pelo professor e investigador António Bárbolo Alves, constituindo assim uma edição bilingue que, para além da emoção inevitável na sua génese, se encontra agora enriquecida com o gosto das coisas da terra.
A quem interessar possa – e queira – pode encomendar-me um exemplar através das indicações constantes ali na coluna do lado direito…
Entretanto, vou gozar de uns dias de férias, pelo que os Sete Mares deverão estar em hibernação até inícios de Setembro. Até lá, não se esqueçam de porfiar em busca dos tais momentos de felicidade!