… e isso é uma coisa boa. Muito boa. Eu, que nem vou muito à bola com estas coisas da bola, gostei muito do que vi. Atitude. Determinação. Vontade clara de “chegar lá”.

Muito positivo! O país festeja… o quê? Apenas a vitória da Selecção de Portugal – é verdade, escrevo com maiúsculas, porque creio que deram provas de que são gente grande.

Mas Portugal festeja, apenas e tão só, a vitória da Selecção de futebol. O frágil raminho da auto-estima que, de súbito, floresce em duna de areia. E, por isso, acho que isso é muito positivo.

De resto, Portugal está como estava imediatamente antes de começar o jogo contra a selecção de Inglaterra. E, aqui, interessa colher os ensinamentos que possam ser colhidos sobre a Atitude, a Determinação, a Vontade clara de “chegar lá”, em cada avançada das nossas vidas, para que o raminho se faça árvore.

Se desatarmos todos a meter golos nas balizas das nossas vidas, mesmo sem luvas, com a vontade a que ontem assistimos, Portugal será mais que um jardim à beira-mar. Será Portugal inteiro! E, como se viu, é possível.

Que ninguém adormeça em cima do “foi quase!…” e respiremos todos um enorme “VAMOS A ISSO!”.

Para que VIVA PORTUGAL!