Decorreu, no passado dia 09 de Abril de 2017 e integrando as festividades
da Freguesia de São Domingos de Rana, na sua Feira Medieval,
a sessão de lançamento do livro-álbum 100 Noites com Poemas, com edição da Apenas Livros.
Esta obra, que integra o descritivo das 100 sessões realizadas entre 2005 e 2014, bem como as biografias dos incontáveis convidados que as ilustraram, é composta também por um conjunto de poemas originais, da autoria do chamado «núcleo duro» desta iniciativa, e ainda um acervo de várias centenas de imagens recolhidas em cada sessão.
Foi tornada possível a sua publicação graças à prestimosa colaboração e apoio com que contámos por parte da presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Dra. Maria Fernanda Gonçalves, que aqui vemos enaltecendo a qualidade gráfica e de conteúdos da obra em apresentação…
… e que disponibilizou, também, o espaço para o lançamento do livro, em recinto «acastelado» integrador da Feira Medieval que então decorria, e que aqui vemos na abertura da sessão e na apologia da obra já nascida.
O Professor José d’Encarnação, amigo certo e companheiro de tantas andanças deste projecto – como de incontáveis outros… – honrou-nos com a sua costumeira ilustração…
… dando ainda mais brilho ao que ele apelida, no seu prefácio, como «contratorpedeiro» cultural.
Conciso e, ainda assim, repleto de saberes foi o seu discurso…
… perante um recinto que se encheu até aos limites do possível…
… uma vez mais deixando-me com o penhor de gratidão por tão interessadas amizades que, incansavelmente, me deslumbram sempre no momento de dizer «presente!».
Depois, os agradecimentos com tendência para infinito, o que decorre da multidão de envolvimentos, de cumplicidades, de afectos com que sempre contei (e contámos!) ao longo desses nove anos de actividade em redor de um projecto poético.
E disse, por fim, um dos poemas constantes do livro-álbum.
Quis, com ele, homenagear, também, quantos – presentes e ausentes – ombrearam comigo, ao longo desses nove anos, construindo a par e passo, esse… deslumbramento. Destaco:
– Alexandre Calmeiro e Castro
– Ana T. Freitas
– Carlos Peres Feio
– David Silva
– Eduardo Martins
– Estefânia Estevens
– Francisco José Lampreia
– João Baptista Coelho
-Lídia Castro
– Lourdes Calmeiro
Maria Francília Pinheiro
… e quantos mais se nomeiam ao longo do livro.
Com tantos contei muito.
Maria Fernanda Gonçalves encerra a efeméride…
… ao que se seguiu uma prolongada sessão de autógrafos, como é da praxe e, apesar dos pesares, nos sabe sempre bem.
Como apontamento final, uma fotografia de grupo com vários responsáveis da iniciativa Um Poema na Vila, de Coruche, companheiros de sempre que, se souberam inspirar-se nas Noites com Poemas, souberam demais ganhar as asas próprias para voos que já contam com cinco anos de actividade em prol da Poesia. Venham mais cinco…!
Uma referência, ainda, ao apoio dado pela
EMACO – Espaço e Memória Associação Cultural de Oeiras,
apoio esse que também se revelou imprescindível para a concretização deste livro-álbum e com a qual contaremos para uma nova apresentação, desta feita no Templo da Poesia do Parque dos Poetas (Oeiras) e que terá lugar no próximo dia 26 de Maio, pelas 21 horas .
– Fotografias de Lourdes Calmeiro
Já te manifestei em privado a minha satisfação em participar nesta obra, em que provaste ser (era preciso? não…!) o Homem de Artes que és!
Um forte abraço
cpf –
Arte com arte se paga, tal como o abraço. ;-)»