Assim mesmo! Simples e directo e de uma beleza infinita. 
Obra da autoria de Adelino Gouveia, José Leite e Rui Dantas, com edição da ACRC – Associação dos Criadores da Raça Cachena (Rua Prof. Dr. José S. Silva, nº 29 – cave – Casalsoeiro – Vila Fonche – 4970-745 ARCOS DE VALDEVEZ – telefone/fax 258523137). Peçam um exemplar que não ficarão arrependidos!
Um tesouro português pouco conhecido, aqui magnificamente ilustrado e com um sublime acompanhamento de textos seleccionados de muitos nomes grandes da nossa literatura, como Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes, Cesário Verde, Afonso Lopes Vieira, Luís de Camões e por aí fora… 
Os autores também não se perderam, deixando-nos sucintos mas ilustrativos momentos de prosa onde, com o apoio das referidas imagens, nos dão a conhecer, eu diria, sublinhando, com uma poesia e uma graça tais que nem damos pelo livro passar.
Ficou-me a vontade urgente de subir ao Gerês em busca daqueles belíssimos animais, em seu ambiente natural, e de tanto tempo nosso e tão próximo que vamos deixando, estupidamente, cair no esquecimento. 
Graças aos autores, que nos lembram que ainda estamos vivos e, estranhamente (ou talvez não…), tão cheios de razões para viver enquanto povo e orgulhosamente.