Pois foi assim, no passado sábado, dia 23 de Maio, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, com o apoio da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, com a apresentação do meu Abril – Um Modo de Ser
… com a apresentação do meu Abril – Um Modo de Ser.
Palmira Gaspar, da Comunidade de Leitores, inicia a sessão , com a apresentação sumária do que estava para vir…
… perante uma audiência que, do início ao fim da sessão, preencheu muito confortavelmente todo o grande auditório da Biblioteca.
O autor estava, obviamente, muito feliz por ter nascido…
A pianista Maria Rodrigues que acompanhou o Coral das Caldas da Rainha…
… aqui apresentado por Carlos Gaspar, da Comunidade de Leitores.
– O Maestro Joaquim António Silva, que dirige o Coral das Caldas da Rainha…
… grupo que brindou os presentes com uma muito apelativa selecção das Canções Heróicas,
de Fernando Lopes Graça, com nota muito alta na sua interpretação.
– Como surpresa para a organização da sessão, Alexandre Castro refere o seu envolvimento no projecto Abril – Um Modo de Ser, que transcendeu, largamente, a sua responsabilidade técnica…
… e que prendeu a atenção da assistência pelo desassombro, empenho e lucidez demonstrados.
– Coube, depois, a vez ao músico e professor de música e tanta coisa mais em redor da Música, Walter Lopes, que juntou à mestria da sua interpretação em guitarra clássica…
… um surpreendente e saudavelmente provocador conhecimento profundo do fenómeno musical, com que sempre nos enriquece nas diversas ocasiões em que temos tido o prazer de o ouvir.
E, logo mais, música, de novo, daquela de encher a alma.
Entrei eu, depois, para a apresentação da obra, que contou com o apoio, na sua realização, da Associação 25 de Abril e da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, respectivamente através também de prefácios de Vasco Lourenço e de Joaquim Boiça, e da empresa gráfica Norprint.
Sugeri, entretanto, que a assistência acompanhasse alguns dos poemas que fui dizendo, através da sua leitura no livro entretanto distribuído pelos presentes, pois tal exercício suscita, geralmente, um mais eficaz entendimento da palavra dita.
O «improviso escrito» flui sem qualquer esforço aparente, temperado que já vai estando este projecto pelas sucessivas apresentações que ocorreram…
… desde o Congresso da Cidadania, de Março passado, proposto e organizado pela Associação 25 de Abril, onde ocorreu o lançamento deste livro.
Por fim, Heloisa Monteiro…
… acompanhando Mário Piçarra…
… transportaram-nos, música fora, por uma boa parte daquele sonho que comanda a vida ,
… através de trechos que nos trouxeram os grandes temas que norteiam a busca permanente da Utopia, dos quais, com frequência, temos andado tão arredados.
No final da sessão, a nossa anfitriã e responsável pela Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, Aida Reis, pronunciou-se sobre o muito bom nível de toda a sessão, para o que – digo eu – muito contou a sua sempre amável, interessada e eficaz presença activa, de quem contamos invariavelmente com a melhor colaboração que, aqui, uma vez mais e sempre, se manifesta, enaltece e agradece.
E nem vos passa pela cabeça quantos autógrafos tive de elaborar.
Vaidades…? E porque não?
– Fotografias de Lourdes Calmeiro
E eu também tenho esse livrinho… digo, livrão! Bem hajas, pá!
thank you
سعودي اوتو
o que eu lamentavelmente perdi!…
forte abraço, Jorge