Tudo começou em Setembro de 2005… e, poema a poema, nove anos são passados e estamos a cumprir a 100ª sessão das Noites com Poemas! Será no próximo dia 20 de Setembro (sábado), com início às 17 horas e 30, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana
Sessão esta que será, obviamente, uma sessão comemorativa. De confraternização, também, como sempre, que a poesia quer-se na rua, mas com gente dentro. Se possível, de comer, como diria a Natália, mas de chorar por mais. E rir, sempre.
Teremos connosco, a ajudar à festa, três excelentes grupos corais:
– Estrelas do Guadiana
– Grupo Coral ViVa Voz
– CRAMOL
João Baptista Coelho, companheiro constante ao longo das 99 sessões, honrar-nos-á com o seu livro Filosofia Quadrada – cem quadras elaboradas, cada uma com a mestria e intenção que lhe conhecemos, integrando obra sugerida como marco desta efeméride e com a edição da Apenas Livros.  
Alexandre Castro propôs-nos, também, uma «surpresa gráfica» para memória futura.
Durante a sessão, contaremos com uma exibição simultânea de imagens evocativas das 100 sessões, da autoria de Lourdes Calmeiro
Luís Filipe Coelho vai trazer-nos, também, um ar da sua graça.
Muitos foram os demais companheiros de viagem desta saga, desde os convidados aos participantes, tornando-se impossível, obviamente, nomeá-los a todos, condignamente. Como breve apontamento, será distribuída durante a sessão a grelha-resumo de todas as sessões, para essa memória futura, com a nomeação individualizada dos convidados e de cada tema proposto.
Tudo isto se fez convosco. Tudo o que vier a ser feito sê-lo-á em colectivo de afectos. Nem a poesia tem muita graça se assim não for.  
Como sempre vos digo, o vosso lugar lá está, reservado. A vossa presença é, no entanto, necessária e conveniente.