Por muitas voltas que um cão dê para se deitar, trata-se de coisa muito consensual o dizermos que quando um poema se aconchega a uma melodia ou uma melodia a um poema, acontece, em parto mais ou menos natural, uma canção. 
Depois, há uns quantos que consideram, por isso, que o poema se apouca; outros mais que a melodia se empobrece. Mas o que, na verdade, nos fica de quantas opiniões vão passando, é o nosso trauteio de uma canção que nos cai no goto, e isso, afinal, é o que lhe confere grandeza… e nos traz a tão escassa felicidade. 
No próximo dia 20 de Junho de 2014, pelas 21h30, como sempre na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, teremos como convidado o cantor Rogério Charraz que nos trará: 
A canção enquanto mensagem
E que nos propõe o seguinte: O que cabe dentro de uma canção? O Amor, certamente, em todas as suas variantes, dos felizes aos não correspondidos. Mas também a consciência social e política. Cabe a história, o puro entretenimento e até cabe a saudade, essa coisa tão difícil de explicar. E cabe, claro, a sua eterna amante: a poesia! 
Venham, então, ouvir algumas notas, dessas que quanto mais se usam, mais se multiplicam – seguramente um meio profilático e muito acessível de combater crises (destas e doutras). E tragam convosco, também, as vossas inestimáveis palavras.
Abraços.

E, ainda, a tempo… correndo os ventos de feição, contaremos, também, com a presença de um grande companheiro destas lides bloguísticas, Manuel Veiga, de sua graça, que nos trará o seu livro recentíssimo e que muito recomendo: Poemas Cativos, com edição da Poética Edições.