Embrenhando-se por um território que tanto influenciou a vida portuguesa ao longo de centenas de anos e que se encontra tão escassamente desbravado e ainda menos divulgado, Bruno Lopes trouxe-nos, de facto, um novo olhar sobre a Inquisição. 
Um novo olhar, feito de outros conhecimentos, laboriosamente investigados e recolhidos ao longo de vários anos, em preparação de tese de doutoramento sobre os pilares financeiros da Inquisição  e que partilhou connosco, abrindo janelas de outro entendimento, afinal, daquilo que somos mas, muito particularmente, digo eu, sobre alguns porquês de assim sermos.   

Entretanto, esta nossa sessão contou também com o apoio de Fernanda Frazão, da Apenas Livros, que do nosso convidado Bruno Lopes já publicou O Castelo de Arraiolos (2008),  Contributos para a História dos Tapetes de Arraiolos (2009, co-edição com a Terramar), Conversas à volta de Santana do Campo (org., 2010) e A Inquisição em Terra de Cristãos-Novos. Arraiolos 1570-1773 (2013).

Coube-me, como habitualmente, dar as boasvindas aos presentes e iniciar a sessão…

… dando a palavra a Fernanda Frazão, que teve a incumbência de fazer a apresentação do nosso convidado, pelo tempo que leva já de cumplicidades com ele e com a sua obra. 

Depois, Bruno Lopes levou, na sua visita guiada, uma plateia atenta e interessada às tais descobertas que acima se referem e que hão-de incorporar obra a editar oportunamente.

No final da apresentação, seguiu-se um pequeno debate com o maior interesse e abrindo outras pistas e, porventura, outros caminhos a desbravar dentro da temática proposta, onde vários foram os presentes a tecer o seu comentário .

Por fim, tivemos a participação dos presentes, como sempre pagando o seu tributo ao convidado em forma de poema, desta feita através de um tema nada fácil, como era o desta sessão…
Jorge Castro

Fernando Alves

Ana Patacho

Davd Zink

Eduardo Martins

– João Baptista Coelho
 – Jograis do Atlântico – Edite Gil e Francisco Félix Mahado

… mas do qual todos deram boa conta… nem que fosse dando a volta ao texto, como sói dizer-se.

Grão a grão, chegámos à 94ª Sessão! Nunca é tarde nem demais sublinhar quanto do seu bom sucesso fica a dever-se a esta comunhão na partilha.

 – Fotografias de Lourdes Calmeiro