No próximo dia 15 (sexta-feira) de Fevereiro de 2013, como habitualmente na Biblioteca Municipal de Cascais, de São Domingos de Rana, daremos voz, tempo e espaço a duas poetisas que muito recentemente nos brindaram com obra publicada. São elas Maria Mamede e Sofia Barros. E delas eu diria serem vozes irmãs nossas, que muito me apraz ter a meu lado, promovendo a rotação do mundo, contra penas e pesares, contra os pesos e os penares que afligem o viver.
Por Amor às Palavras (Maria Mamede) – sinopse: «uma mão cheia de poemas, 40 para ser precisa, falando do meu amor às palavras, que durante estes cinquenta anos de escrita foi crescendo, crescendo e preenchendo os carreirinhos vazios da minha alma. Estas minhas palavras, escritas e ditas, mostram que eu sou, tal como escrevi um dia, “Mulher para quem escrever poesia é tão importante como respirar.”
Antes de Sermos Dia (Sofia Barros) – sinopse: «As palavras da Sofia celebram a vida, a luz e o amor. Mesmo lidas em conjunto e fora do blog que as viu nascer constituem o diário de uma necessidade de amor, amor físico, amor oferecido, roubado, agarrado, retribuído, amor de terra e água, amor integral que seja como dizia Vinícius “eterno enquanto dure”. O amor, especialmente o amor sensual, é na nossa literatura muito mais assumido e cantado pelas mulheres que pelos homens. Basta pensar em Florbela ou Maria Teresa Horta. E é nesse registo que Sofia se situa. ” (do prefácio de José Fanha).
As Noites com Poemas com poetas, poetisas. Assim como que mais dois bons exemplos da teimosa permanência e intranquila constância de se andar por cá com um braçado de poemas, apenas para conseguirmos ver, no fundo da mina, o que a luz não ilumina, com a devida vénia a José Gomes Ferreira. Uma sessão que será feita, então, por amor às palavras antes de sermos dia, na acepção exacta da expressão.
Os vossos lugares estão reservados. A vossa presença é requerida. Nós todos contamos convosco. Até lá.