– cartaz de Alexandre Castro

Avançando sem medos para mais uma sessão das nossas Noites com Poemas – a 80ª, como sabem já -, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, no próximo dia 16 de Novembro pelas 21h30, cá vos deixo informação a propósito:

Tema: Rituais e Tradições de Portugal

Convidado: António Vermelho do Corral, com o apoio da Editora Apenas Livros;

Dados biográficos: Antropólogo. É dirigente da Associação de Arqueólogos Portugueses; na Sociedade de Geografia integra diversas secções (Antropologia, Etnografia, Estudos do Património História e Filosofia das Ciências).

É autor de três obras de referência:

– Medicina Popular Tradicional. Religião, Superstições na Cultura Ribacudana, 2 vols.

– Processo Ritual e Tradição em Portugal a Partir da Cultura da Zona de Riba Côa. Figueira de Castelo Rodrigo. 2 vols. (2º vol. a sair em 2013).

– Quinta-Feira da Ascensão ­– Quinta-Feira da Espiga. Festa do Leite.

Sinopse: Em vias de desaparecimento total, os velhos costumes, rituais e tradições – que presidiram à vida dos portugueses desde o nascimento até à morte – constituem um património cultural imprescindível ao modo de ser português, que nenhum de nós deve desconhecer.

Eis, pois, mais um belíssimo e eficaz antídoto contra a crise que propomos a todos, cuja é – a crise, claro – a modos que uma gripe pandémica ainda sem vacina à vista, a não ser este SERMOS e ESTARMOS aqui e agora, lindos e grandes, por mais que vozes de burro nos queiram desmerecer.

Já sabem, venham, tragam um amigo e, já agora, um poema…