Olhando para o quarteto, pode parecer que se conspirava, afinando alguns pormenores para o decurso da primeira parte da 77ª sessão das Noites com Poemas, sob o lema dos Poetas da Apenas, editora que, por sua vez, ali comemorava o seu 15º aniversário.
Tudo sobejas razões, se mais não houvera, para uma boa coordenação de uma noite memorável.  
Nos improvisados escaparates, entretanto, viam já pela primeira vez a luz do dia diversas publicações editadas pela Apenas Livros e com apresentação destinada a esta nossa sessão.

Primeiro destaque para o livro de poemas de Maria Ramil, Vamos Andando, Poesia!, cuja autora, Maria Ramil, muito lamentavelmente e por razões de saúde, não pode estar presente, fazendo no entanto questão de que o evento decorresse com toda a normalidade e alegria, o que nos empenhámos por cumprir.
Mas muitas mais publicações lançadas pela Apenas havia disponíveis, algumas delas o retrato fiel da imensa inquietação, desassossego e traquinice que campeiam no espírito da nossa querida Fernanda Frazão.  

A sala, como sempre, bem composta, ainda que diversas ausências anunciassem o tempo de férias que, apesar dos pesares, alguns ainda vão conseguindo fruir.

– Coube a Fernanda Frazão a iniciativa das palavras de abertura, após os meus cumprimentos da praxe.

De seguida Mário Piçarra falou-nos da autora, sua tia, com carinho e objectividade e documentou o seu discurso com a leitura de vários poemas do livro agora lançado.

Depois, coube a Orlando Luís, biólogo como a autora, agora professor universitário mas seu antigo aluno estagiário, declarar o seu espanto…  

… e alegria por descobrir uma faceta que não lhe fora revelada nas suas vidas pela Biologia mas que, afinal, acaba por lhe fazer todo o sentido enquanto transcendência do material escrito, mas de espartilhos vários e heremitismos, que os textos de investigação científica possam conter. 

Por fim, eu, coligindo um belo naco de poemas do livro em lançamento, onde tentei sublinhar uma faceta de fina ironia e desassombrada esperança que creio ressaltar desta obra. 

Mário Piçarra, apoiado por Heloisa Monteiro em percussão e sonoridades, trouxe-nos três temas cantados: um da autoria de José Afonso, interpretado com mestria e com a voz remoçada, um hino que emocionou a sala, e dois outros que integram um seu projecto para a criação de um cd, que tanto nos tarda… Tive, entretanto, o prazer acrescido de ver um poema meu, em homenagem a Léo Ferré, belamente musicado por este meu amigo e companheiro de tantas aventuras.  

A autora ausente, ainda assim trouxe a amabilidade de oferecer um outro dos seus livros, com edição de 2002 e prefaciado por Urbano Tavares Rodrigues, para quantos adquirissem um exemplar da obra em lançamento.

Numa breve pausa para um contacto mais directo com os livros, o momento foi propício também ao fomento dos encontros… 

E partimos para a continuação da viagem. Agora, Fernanda Frazão fala do nosso companheiro de poemas e outros afectos, o poeta asturiano José Luis Campal, que… 

… para além de vir munido de um interessante e útil trabalho que intitulou Nomenclátor Cronológico de Poetas Portugueses del Siglo XX e que teve o seu lançamento também nesta sessão… 

… passou ao elogio elegante, emocionado, comovedor mas, sobretudo, poético da sua malograda e tão querida companheira, Aurora Sánchez, também autora na Apenas Livros e que também nos brindou com a sua presença em anterior sessão comemorativa dos Poetas da Apenas.  

E chegou o momento da apresentação da autora Ana Maria Haddad Baptista, vinda do Brasil para o lançamento em Portugal do seu livro Cavalos sem Memória

… que nos trouxe essa sensação sempre alegremente renovada de que, afinal, não há assim tanto mar a separar-nos.

Ideia reforçada e revitalizada pelo… 

… responsável por um projecto editorial no Brasil, consubstanciado na editora de que é responsável, a Arte-Livros, assim a modos que uma irmã muito próxima da nossa Apenas Livros.
Respigo, do seu sítio (http://www.artelivroseditora.com.br/) o seguinte: 
A EDITORA
Anos atrás, tomando um café, em Lisboa, com a
historiadora portuguesa Fernanda Frazão, editora da Apenas livros, surgiu a
ideia de fazermos, no Brasil, algo semelhante ao que vinha, e vem sendo feito,
há mais de uma década, com sucesso, em Portugal: produzir livros aliados a um
projeto editorial simples, cujo custo final se apresentasse convidativo ao
consumidor, aliado a uma indiscutível qualidade acadêmica. De imediato
recebemos apoio, por parte da Fernanda, e começamos a materializar o projeto.
Assim, em 2008, surgiu a Arte-Livros Editora.
O PROJETO
O projeto resume-se na produção de livros, no formato
livreto, de maneira quase artesanal, com acabamento em cordão de fibra natural,
no dorso.
A PARCERIA
No ano seguinte, após termos identificado a possibilidade
de divulgarmos autores brasileiros em Portugal, assim como autores portugueses
no Brasil, surgiu a parceria entre as editoras. Do lado português, a Apenas
livros
. Do lado brasileiro, a Arte-Livros Editora. Essa
parceria vem favorecendo a divulgação de autores e saberes produzidos nos dois
lados do Atlântico. Hoje, autores das duas editoras já se beneficiam dessa
parceria.
Por fim, deu-se início ao tempo sempre destinado às intervenções dos companheiros destas aventuras, que sempre nos presenteiam com as respectivas presenças e empenhadas participações.

Carlos Gaspar, da Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha

Rosário Freitas, que acompanha Ana Freitas num projecto idêntico ao das Noites com Poemas, em Coruche e que se tem revelado de grande interesse e participação

João Baptista Coelho o nosso premiadíssimo e incansável poeta

Carlos Pedro, sempre irreverente, contundente e resistente!

Eduardo Martins, revelando-se um amigo sempre presente e muito atento.

Emília Azevedo, também com obra feita

… e, depois, autógrafos…

… e, depois, convívio…

… e, por muito ambiciosa que tivesse sido esta noite, ela cumpriu-se e o certo é que a coisa, para alguns, não terminou por ali. E o tempo cresceu-nos!  
– Fotografias de Lídia Castro e de Lourdes Calmeiro