– cartaz de Alexandre Castro

Quero dar-vos anúncio e fazer convite para a nossa próxima sessão das Noites com Poemas, no próximo dia 21 de Outubro de 2011, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana.

Teremos coomo convidada a nossa amiga Fernanda Frazão, que acumula essa muito extraordinária qualidade com as de historiadora, investigadora, editora… eu sei lá!
Sempre um prazer ouvi-la. Sempre um prazer saber mais, levados pela sua mão aos diversos jardins de encantamento que ela cultiva.
Desta feita, teremos como tema as Cartas de Jogar – Um património desconhecido. E, como a própria nos informa:
Em Portugal, desprezam-se, em geral, as cartas de jogar. Utilizam-se e deitam-se fora. No entanto, tivemos um baralho de tipo português que, desde o séc. XVI, partiu pelos mares fora, nos bolsos dos marinheiros e ainda hoje se mantém vivo no Japão. Negócio monopolista desde 1600, foi o garante da Impressão Régia e muitos ministérios, a partir do Marquês de Pombal. É um património desconhecido que toca muitíssimos aspectos da vida do nosso país no decorrer da História.
Sabiam? Ora venham lá, então, saber mais. A documentadíssima obra, entretanto publicada sobre o tema, da autoria de Fernanda Frazão, estará disponível na sessão para os interessados.