– cartaz de Alexandre Castro
A Infância É Um Território Desconhecido (edição da Quetzal), título por si só desafiador e intrigante quanto baste para nos suscitar a atenção dispersa, refocando-a, e que Helena Vasconcelos nos trará nesta sessão de Junho de 2011 das Noites com Poemas.
Entre o menino imensamente bom ou irremediavelmente vilão fica, algures, o ponto multifacetado do equilíbrio de cada um de nós. Mas muito mais transcendente será essa absoluta capacidade para a fantasia, respirada e vivida a longos haustos na meninice, e à qual a vida – a que melhor se chamará vidinha – vai apagando cor e contornos…
Helena Vasconcelos perscrutou essa evidência e buscou-lhe os mistérios. E irá levar-nos nessa máquina do tempo, em busca de nós, ali muito perto do que afirmava Picasso quanto à evidência de que «toda a criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer».
De resto e como se sabe, o local é a Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana (Bairro Massapés, Tires), pelas 21h30 do dia 17 de Junho de 2011.
Nós por lá estaremos, cheios de interesse e de poemas. E sempre com espaço e lugar para mais um… ou mesmo mais.