No próximo sábado (daqui a muito pouco), dia 16, pelas 17 horas, no Auditório Municipal César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em São Julião da Barra, Oeiras, a nossa amiga Maria Francília Pinheiro fará nascer o seu novo livro de poemas Poesia ao Vento, com edição da editora Apenas Livros.
Coube-me a missão de apresentar este novo livro desta nossa tão constante companheira de lides poéticas, o que me orgulha e para o que darei o meu contributo empenhado.
Desde logo, por esta liminar circunstância: Maria Francília Pinheiro parece-me mais um desses casos notáveis de perseverança na vida e de empenhamento partilhado no que à poesia respeita, que nos leva a pensar não apenas que há mais coisas à face da Terra para além da deprimida «crise», como também que há nesta terra muita gente de forte e enraizada cêpa, que nos engrandece, para além dos «circunstantes políticos» que nos vão caindo no prato…
Para saberem mais… pois tentarei dizê-lo na sessão de apresentação, para a qual contaremos também com vários amigos que nos trarão a poesia de Francília.
Eu sei que a tarde é de imensa «oferta» e de opção difícil. Mas acreditem que, sem poesia, pouca margem de manobra nos restará.
Conto, pois, com todos e com cada um. Até breve, com abraços.