– cartaz da autoria de Alexandre Castro
A nossa convidada para a sessão de Abril das Noites com Poemas, Ana Gaspar, virá propor-nos um tema que, podendo parecer insólito em termos de poesia, não deixa de ser profundamente desafiante:
Celebrando a República – a aplicação da Lei da Separação do Estado das Igrejas no concelho de Cascais
Conforme as palavras da nossa convidada: a 20 de Abril de 1911 foi publicado um dos principais diplomas da República: a Lei da Separação do Estado das Igrejas. Além de ter colocado a religião no estrito foro da família, separando-a do Estado, através desta iniciativa legislativa a República regulamentou e administrou as actividades cultuais e, sobretudo, integrou na Fazenda Nacional o riquíssimo património da Igreja Católica.

Bastante polémica, provocou a animosidade da hierarquia da Igreja Católica, nomeadamente de todos bispos portugueses e da própria Santa Sé e, segundo alguns autores, foi, a par da participação de Portugal na I Guerra Mundial, responsável pela queda da I República.
Pretende mostrar-se a aplicação da Lei da Separação no concelho de Cascais, as suas consequências e reacções, à luz da documentação administrativa do poder central republicano.
Aos demais participantes caberá a arte de descobrir os caminhos poéticos que conduzam ao tema proposto, sempre na perspectiva que defendemos de que a poesia se faz da própria vida, para ser viva. E actual, para ser actuante.
Dia 15 de Abril (sexta-feira), pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, lá estaremos, contando com todos e cada um.
Junta-se um esquema facilitador para quem se desloque, pela primeira vez, à Biblioteca de São Domingos de Rana: