Integrando os jograis Oeiras Verde, estivemos ontem a apoiar a APOIAR, com uma sessão de poemas na tomada de posse da sua nova Direcção, a convite de João Sobral.

A APOIAR – Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas do Stress de Guerra, fundada já em 1994 – como tantas outras organizações civis por esse Portugal fora – desenvolve uma tão espinhosa quanto meritória missão, porventura no desconhecimento da grande maioria da população e até daqueles que benefciariam directamente da sua obra.

Nada nos parece de especial transcendência, até ao momento em que, trocando impressões ligeiras com um velho combatente, sem aviso, ele se destrambelha em lágrimas apenas por recordar determinada data, um certo dia em lugar certo, para o qual de súbito incontroladamente se transporta e que arrasta consigo uma imensidão de emoções de que não consegue libertar-se. E vão passados quarenta anos… parecendo-lhe a ele que foi ontem.

João Sobral, que integra a actual Direcção, no seu discurso de apresentação e anúncio de novas acções que divulguem a existência da APOIAR, mormente junto daqueles que com ela possam colher benefício. 

Antecedeu a actuação do nosso grupo a violinista Raquel Cambournac…

… logo seguida, então, pelo Oeiras Verde, que teve o melhor acolhimento… 

… e a quem se juntou o João Sobral, fazendo uma «perninha» e recordando a sua participação no grupo de que também já fez parte. 

Irá a APOIAR desenvolver, ao longo de 2011, uma série de acções e colóquios, especialmente localizadas na região de Lisboa, no sentido de divulgar junto da sociedade civil – Câmaras, Juntas de Freguesia, Centros de Saúde, Bombeiros, Universidades, outras Associações, cidadãos em geral – a sua acção, para que maior número de ex-combatentes, possíveis vítimas deste drama tão escondido, possam vir a beneficiar do seu apoio.
Sabendo nós que os mobilizados para a guerra nas ex-colónias ultrapassou um milhão de indivíduos e quão «politicamente incorrecto» é suscitar estas matérias, encobertas por mantos de vergonha e incompreensão, fácil será avaliar o alcance, ainda hoje, de tal missão.
Nas sessões já previstas e anunciadas no cartaz acima, o Oeiras Verde terá o maior gosto em dar o seu contributo.
Aqui ficam meios de contacto com a APOIAR, para quem esteja interessado ou conheça quem o possa estar:
Morada: Rua C, Lote 10, Loja 1.10, Piso 1 – Bairro da Liberdade, 1070-023 LISBOA
Tel.: 213808000
Tm: 961953963
Fax: 213808009