Tendo como anfitriã e organizadora do passeio Maria Estela Guedes (ver http://www.triplov.com), rumámos, no passado dia 2, até Lamego, onde vários de nós tinham como destino primeiro integrar ou assistir ao Filo-café que aí teve lugar, subordinado ao tema «Viagens de Lamego ao Titicaca» (música, canto, pintura, fotografia, performance, dança, poesia…), no qual foi, também, apresentado o livro Geisers, de autoria da Estela.
Depois, tendo como base Britiande, foi calcorrear quantos caminhos nos estavam destinados, num programa ambicioso que nos levou à Torre da Ucanha, ao Mosteiro de Salzedas, à Catedral, ao Castelo e ao Museu de Lamego, à Ermida de São Pedro das Águias e à Granja do Tedo, a Armamar, à Capela das Siglas, em Ermida, a Castro Daire, ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, ao Mezio…
Ainda no dia 3 assistimos a uma palestra, na Casa do Povo de Britiande, onde Gabriela Morais e Fernanda Frazão dissertaram sobre a temática do passeio. No final, ouviram-se, ainda alguns poemas de circunstância, pelos bardos presentes.
Como comentário de rodapé, muito a finalizar e muito em desabafo, como apontamento de remate deste memorável passeio, fica-nos aquela certeza certa de habitarmos num País fabuloso, onde as lendas que nos dão forma se comprazem em se apoiar nas provas monumentais que (ainda e sempre) nos surpreendem em cada recanto, em cada voltar de esquina, em cada lugarejo ermo, que nos transportam de tempos imemoriais até ao mau-trato e abandono dos nossos dias, quase num suicídio da memória colectiva que urge estancar e inverter.
Para tanto, cada pequeno gesto conta, cada ínfimo alento pesa. Que este meu modestíssimo contributo seja, então e antes de mais, assim considerado.
Limpemos o lixo que encobre essa nossa memória e que se eduque cada cidadão na senda de um futuro que se apoia em e se sustenta de dezenas de milhares de anos de ocupação daquilo que sói chamar-se o solo pátrio.
Que mais não seja, como condição elementar de sobrevivência enquanto povo, primeiro, e enquanto indivíduos, depois.
(A introdução está feita. Esta entrada irá sendo completada com imagens e comentários que irei colocando, a propósito, contando com o vosso interesse.)