Já em 2008 tive oportunidade de assistir a este evento. No Parque dos Poetas, em Oeiras, o Espírito da Poesia, pela Companhia de Actores.
Como se anuncia no folheto de divulgação «folha a folha, poeta a poeta, parque afora. A poesia vai guiando o público numa irreverência surpreendente, em cada quadro apresentado. A música, a cor, o som ou a sua ausência, o inesperado, o escuro da noite e a imaginação fazem o resto. A alma eleva-se e o sublime acontece...».
Imperdível.
*
Estórias do Amanhecer conheceram a sua alvorada ontem, dia 13, na Junta de Freguesia de Carcavelos. Última aventura do projecto Escrever É Um Lugar Tão Perto, – Café Grilo, Alto dos Lombos, Carcavelos – o quinto volume agora lançado, integra 71 textos de autores dos sete aos dezassete anos, concluindo um ciclo iniciado com o apelo a uma pequena comunidade que habita entre Carcavelos e Oeiras e a respectiva resposta dada por essa comunidade, em forma de contos, memórias, poemas…
Uma edição mais da Apenas Livros que, com coragem e empenho, assume estes desafios. Porventura, de reduzida relevância para a História da Literatura Portuguesa. Mas indubitavelmente um passo de gigante no que representa de participação e assunção de cidadania.
E quem daí nos dirá onde nos vai levar o que para muitos foi um primeiro passo e que para tantos é impensável ou de quase impossível concretização…