no Museu da Electricidade (entrada poente),
em Belém, Lisboa – junto à estação de comboios de Belém,
será apresentado o meu mais recente livro,
Farândola do Solstício
– memórias de infância por terras de Miranda.
Farândola, porque se quer uma dança de rua, onde os bailadores se dêem as mãos num cordão a perder de vista. Do Solstício, acordando velhos rituais de celebração à Vida e ao seu eterno retorno.
Memórias recolhidas nas vivências entre 1956 e 1964, acompanhando a saga da construção das barragens hidro-eléctricas do Douro Internacional, onde a intensidade da paisagem aliada à obra criada pelo engenho humano, temperada por solidariedades ao arrepio dos tempos que se viviam, fez daquela a minha terra de afectos, que perduram, e à qual me impus pagar tributo em vida.
Para o evento, que se quer, acima de tudo, uma festa, quero contar com a vossa presença, como conto já com os cânticos transmontanos que o CRAMOL nos vai trazer, bem como com o som dos Gaiteiros de l’Piara… e uma belíssima mão-cheia de amigos.
No espaço aprazível do Museu da Electricidade, junto ao Tejo – e com uma excelente exposição de fotografia a decorrer – o World Press Photo – espero poder proporcionar-vos um passeio memorável.
– edição Apenas Livros, Lda.