O fosso salarial… fede.

Não posso deixar de assinalar a quantidade de lágrimas de crocodilo com que, de tempos a tempos mas cada vez com maior frequência, surgem referências ao aumento do fosso entre os muito ricos e os muito pobres.
Registo, com enlevo, a preocupação manifesta dos media relativamente a este “fenómeno” social, aparentemente – hipocritamente, dir-se-ia – incontrolável.
Entretanto – e como há longos anos venho denunciando em fora adequados – mal se entende que as sacrossantas negociações salariais que ocorrem anualmente tenham como parâmetro a referência percentual o que, como até um aluno medíocre em Matemática poderá constatar, promovem esse fosso, promovendo gritantes desigualdades e injustiças sociais, em terrível escalada e progressão neste nosso democrático Portugal.
A velha história de que um aumento de 10% vale 100 para quem ganha 1.000, mas apenas vale 10 para quem ganha 100…
A ligeira diferença de 90 define a capacidade de um cidadão poder, com dificuldade, alimentar-se a papo-secos, enquanto o outro cidadão irmão alimenta a angústia de passar férias no Algarve, em Biarritz ou nas Seychelles.
Nada disto é de estranhar, sabendo quem controla os cordelinhos da economia nacional e mundial. Apenas me incomoda apurar que os sindicatos se deixam levar neste engodo.
*
Estou com os Professores!
Amanhã estarei, de corpo e alma, com a manifestação de indignação dos Professores.
Contra o cinismo de quem, a pretexto falacioso da “modernização”, quer transformar o Ensino Público num pântano de burocracias e de ineficiências, que apenas abrirão caminho – uma vez mais – aos interesses privados.
Acompanho, de muito perto e vai para mais de trinta anos, toda esta saga: enquanto cidadão, enquanto encarregado de educação e enquanto cônjuge de professora. E não tenho a menor dúvida no meu espírito quanto ao lado da barricada em que me quero encontrar.
Não tenho, também, qualquer dúvida quanto à cegueira consciente e ao nepotismo destes “aprendizes de feiticeiro” que nos saíram na rifa das eleições.
Com todas as diversidades, sensibilidades e atitudes, estou com os Professores!