Portugal é um país geograficamente pequeno. É um facto, de relatividade incontroversa, mas cuja assunção não compromete a auto-estima.
Portugal é um país de parcos recursos – outra relatividade, esta mais controversa – no qual nos habituámos todos a viver com esbanjamento e despreocupação.
Portugal é um país de poetas. Sempre se disse e, tanto quanto mo diz a minha circunscrita experiência, cada vez mais se assume.
Por entre a terrier de Mourinho e os estádios cheios de gente que não tem nada mais inteligente a que destinar o seu dinheiro, as escolas fecham, apenas porque uma cambada de parolos assim o determina, como se de tal modo limpassem os cueiros ao défice, e o desemprego aumenta, incontrolável, eventualmente porque muito pouca gente está disposta a arriscar seja o que for pelo país…
Perante o despautério das governações e as carências do país, permitam-me uma sugestão construtiva e tão mais económica:
– Sócrates, na sua incontornável lucidez e preclaro pragmatismo, deve criar um novo Ministério: o Ministério da Câmara de Lisboa.
Assim como assim, sem valores, nem valimentos, perante tantos “aconchegos” que se destinam apenas a gerir a coisa pública em função de interesses privados, porque não encolher encargos e encurtar razões? Até se evitariam conflitos institucionais desnecessários, não era?…
(A propósito: fui alertado recentemente para o facto da cidade de Changai ter para cima de quinze milhões de habitantes! Chiça!!! Já viram, se os interesses portugueses se instalarem, à séria, na China, a confusão que aquilo vai dar?…)
*
Últimas do dia: Isabel Pires de Lima – ministra da Cultura, lembram-se? – porventura em contexto descontextualizado, produziu ao Diário Económico a afirmação de que (no Governo) “ninguém é insubstituível, ninguém! Só mesmo o primeiro-ministro”. Como pode alguém andar tão iludido?
Por outro lado, a senhora ministra apoia o IPPAR na recusa em abrir o túmulo de D. Afonso Henriques, invocando, segundo o jornal Público, receio de que “não seja possível garantir a salvaguarda dos elementos patrimoniais do túmulo, nem a integridade física dos ossos, após a abertura da arca tumular”…
Será este legítimo receio fundamentado naquele asserção de que ninguém é insubstituível? Fica-me a apreensão…

*

Porque nem tudo é negativo, nem é esse o meu entendimento das coisas, permita-me o excelentíssimo público que dê notícia, ainda que fora de horas, do evento anual “Caldas Late Night”, que os alunos da ESAD das Caldas da Rainha levam a cabo, com sangue, suor e lágrimas e, em grande parte, a expensas suas. Para coisas destas, claro, as televisões não estão lá… Mas as pessoas estão. E é com elas que o mundo é feito. E pula! E avança!