Não se salvará o mundo e há, até, quem diga que estas petições têm um futuro duvidoso. Mas “enquanto dura, vida doçura”… E nunca são demais os despertadores de consciência em terra de sonolências.
—*—

Entretanto, o meu amigo Pedro Mota lança um livro, no dia 26 do corrente. Porque “sou homem e nada do que é humano me é estranho“, vejam lá se vos interessa, também, saber:
A Princípia Editora, através da sua marca Lucerna, e a Livraria Ler Devagar convidam para a sessão de lançamento do livro de
Alexandre Coutinho, Luís Filipe Mota Machado e Pedro Mota Machado
A IRMANDADE DOS ROMEIROS
que terá lugar na Galeria Zé dos Bois, na Rua da Barroca 59, Bairro Alto, Lisboa, no próximo dia 26 de Outubro de 2006, às 21h30m,

com apresentação de João Bosco Mota Amaral.

A IRMANDADE
DOS ROMEIROS

de Alexandre Coutinho, Luis Mota Machado e Pedro Mota Machado
As Romarias de São Miguel constituem a peregrinação mais completa que se efectua, hoje, em Portugal. Trata-se de uma manifestação genuína de fé que emana do povo e é absolutamente única no mundo, por se tratar de um périplo em torno da ilha, que começa e termina na mesma igreja. Trata-se de uma tradição velha de mais de 400 anos, que teve a sua origem em Vila Franca do Campo, na sequência do sismo que destruiu a povoação por completo em 22 de Outubro de 1522. Alexandre Coutinho, jornalista, viveu pessoalmente esta experiência única de penitência individual e colectiva, de que dá conta num texto permeado de reflexões pessoais que enaltece as virtudes e o valor dos romeiros. As inúmeras fotografias deste livro foram feitas nos dois últimos anos por dois irmãos açorianos, Luís Filipe e Pedro Mota Machado, e já foram objecto de uma exposição – «Bordões de Luz» – no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada. Da autoria de Pedro Mota Machado são também os textos de invulgar beleza poética enquadrados nas caixas que o livro apresenta a par e passo em complemento ao texto-base.