I
Não ao encerramento do pólo universitário da UTAD
de Miranda do Douro!

Assinem aqui
e nem é preciso fazer perguntas muito complicadas, pois a conversa é sempre a mesma: há que poupar nuns para desbaratar noutros!

II
Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, em estudo hoje revelado, mais de metade dos portugueses têm problemas de visão.
Não é que eu não andasse desconfiado desta circunstância, mas assim avalizada por um organismo especializado, fico mais tranquilo. E esclarecido quanto aos problemas que afectam este país…
III
A Associação Fonográfica Portuguesa apresentou ontem, na PJ, as primeiras queixas-crime contra utilizadores de serviços ilegais de partilha de ficheiros de música na internet.
Devo confessar que não tenho uma opinião absolutamente determinada nesta matéria. É, entretanto, indiscutível para mim que as autorias devem ser protegidas. Tenho é grandes dúvidas de que estas manobras tendam a defender os autores mais do que os distribuidores e outros elementos do circuito.
Os preços exorbitantes de cada cd, por exemplo, face ao seu custo final não me deixam grandes dúvidas quanto à exploração desenfreada do pobre consumidor que, enquanto tal, tende a “defender-se” através de esquemas como os da pirataria – mal menor neste país de grandes piratas. Baixassem substancialmente os preços daquele bocadinho de plástico com tiragens de centenas de milhar ou milhões de exemplares e a realidade seria outra. Mas baixar preços, está quieto!…
Registo, entretanto, com a habitual melancolia provinciana, que foi preciso vir cá um americano, para mais um John Kennedy, enquanto presidente da Fderação Internacional da Indústria Fonográfica, para que os beliscados interesses lusitanos se agitassem. Ora, abóbora!…
A este propósito arranjem alguma paciência para ler uma interessante “opinião pessoal“.
IV
O inquérito efectuado pela Diocese do Porto, na questão do homicídio do indivíduo transexual, no Porto, concluiu sobre a inexistência de violação dos regulamentos internos da instituição a que os jovens envolvidos pertenciam.
Caramba! Ainda bem! Fiquei muito mais descansado!…