No domingo – ontem, portanto – fui fazer uma caminhada com um grupo de amigos, na região de Colares, mais propriamente entre uma aldeia chamada Casal de Pianos e uma outra de seu nome Sacário.

A paisagem em torno da ribeira da Samarra é excelente, o tempo esteve de feição, o convívio foi do melhor.


António Miranda, o organizador, brindou-nos até com um folheto esclarecedor sobre o percurso e o seu enquadramento histórico.


Em dado momento do trajecto, e logo após a passagem por uma ponte romana em muito razoável estado de conservação, deparámos com um trecho formado por umas largas dezenas de metros de uma via romana, que contém elementos arquitectónicos muito curiosos na sua concepção.

Pois é!… Mas toda aquela extensão está a ser destruída pela passagem constante – que testemunhámos – de endinheirados “aventureiros de fim de semana”, em moto-quatro e moto-cross, que escolhem exactamente aquele trajecto para as suas acrobacias domingueiras!!!

Porque fatalidade terrível será que, nesta terra, o dinheiro está tão associado à mais supina cretinice, imbecilidade e incultura?

É que se me disserem que um tal “Zé das Hortas” colocou um menir, encontrado em parte incerta, à entrada da porta de casa… que diabo!… Talvez até se entenda a pilhéria. Agora que aquela gajada, com posses para adquirir brinquedos caros, não tenha em si um grama de discernimento que lhes permita ver a barbaridade irremediável que estão a perpetrar, é que não me entra cá no bestunto! É que é demasiado estúpido para ser verdade!Claro que se fala aqui de uma suposta área “protegida” Sintra-Cascais…

Este país é uma risota de ir às lágrimas!