Continuo a considerar – e não cesso de me espantar com eles – os noticiários das televisões como repositórios, quando não supositórios, de refinadas ironias.

Eis a de hoje:

A Serra da Arrábida está a ser patrulhada por garbosos fuzileiros. Aí estamos nós a ficar mais tranquilos!…

Interessará saber que as patrulhas são constituídas por cinco homens, dos tais garbosos, sendo que quatro patrulham a pé, pela estrada asfaltada, e o quinto elemento patrulha a serra de jipe, pelos caminhos mais inóspitos (sic transit gloria mundi).

Turba-se-me o entendimento com este saber, mas a verdade é que nunca frequentei treino militar especializado e, assim, devo remeter-me, avisadamente, ao silêncio da minha ignorância.

Entretanto, o comandante no terreno desta pequena elite de vigilantes, informa-nos que já houve serventia dos seus distintos serviços porque – e pasme-se! – no dia do incêndio que esta semana assolou a Serra da Arrábida, uma das patrulhas apeadas, apercebeu-se, embora já fora da sua jurisdição, de uma intensa coluna de fumo em plena mata, tendo reportado a quem de direito, tal facto e, repete-se, apesar de tal coluna já se encontrar para além do perímetro a patrulhar… O que denota um raro sentido de cumprimento do dever!

Entretanto, quando reportaram o facto, verificou-se que o facto já se encontrava reportado há algum tempo, com os bombeiros já a caminho e tudo! Mas a verdade é que reportaram…

Convosco, não sei. Mas, cá por mim, hoje vou adormecer muito mais tranquilo!…

Vale-nos o sabermos que isto há-de ser tudo gente séria, caso contrário ainda havíamos de pensar que alguém andava a gozar com a tropa.