O FC Porto ganhou ao Corunha. O Carlos Cruz foi dormir a casa. Durão recebeu Zapatero com sorriso amarelo e o Iraque atravessado na garganta. Posto isto, em termos de matéria informativa, já tranquilizei a consciência cívica…

Agora, onossopaisito: Drama na colocação de professores. Tragicomédia na colocação de professores. Palhaçada na colocação de professores… O que é que se passa nestepaisito?

O Presidente Sampaio diz que é preciso apostar no Ensino e na Educação. O Durão, também, e ele é qualidade para cima e competição para baixo e o diabo a sete. O Guterres já disse o mesmo; este tinha mesmo uma fixação amorosa pela coisa. O Cavaco, o Mário, o… o… o… Se recuarmos um pouco mais, seremos capazes de divisar, nas brumas da memória, o Camões, o D. Dinis e, lá mais ao fundo, talvez até o próprio Viriato, todos eles preocupados com o estado do Ensino e da Educação!…

Profundas rugas preocupativas sulcam as carantonhas de todos os insignes pensadores nacionais, cada um com mais ou menos pêlos, mas todos preocupados com essa coisa fugidia que é o Ensino e essa outra não menos fluida que é a Educação.

E nisto chega o Ministério – um de cada vez e ano após ano – e faz um concurso de professores novo, outra vez ano após ano e em cada ano mais complexo, aberrante, falível, aldrabado, permeável, incredível, injusto, inoperante e, acima de tudo, misterioso. Ninguém sabe quem o faz, ninguém se responsabiliza por ele, os interessados não podem controlá-lo… enfim, um monstro extraterrestre, inominável, sem pai nem mãe, eventualmente bastardo de ministro.

Todos os anos é notícia patética – e seria risível se não fosse, aqui e ali, trágica – a colocação de professores e a enxurrada de descontentamento e desestabilização para os próprios e respectivas famílias, para os alunos e respectivas famílias, para o país e respectiva família.

Entretanto, o pouco-muito que se faz nesta área, ainda assim fica a dever-se à carolice do pessoal docente.

Felizmente, há uma catrefa de malta pensadora preocupada com o estado do Ensino e da Educação nestepaisito, senão não sei mesmo aonde iríamos parar!…