Ouvi, na TV, e duvidei da sanidade do meu sistema auricular. O Cross das Amendoeiras, que há 27 anos tem lugar no Algarve, não vai realizar-se este ano por falta de verbas?

Afinal, era verdade. Confirmei aqui: www.jornaldoalgarve.pt! A Associação de Atletismo do Algarve a quem foi entregue a organização do evento, para 2004, não obteve patrocínios suficientes.

Fala-se aqui de um total de encargos de 170.000 €. Ah! E mais uns pozinhos para a RTP, que cobra a miséria de 45.000 € para transmitir a prova!!!… Vejam-me lá esse serviço público, oh, gentes!… Abençoado turismo!

Deixo aqui uma sugestão: contrata-se um atleta desesperado, por exemplo, por atraso de pagamento à Ti Manela para passar uma rasteira a algum favorito da competição, em plena prova. Deixa-se “escapar a notícia” antecipadamente para as televisões. Sugere-se que, além da rasteira, aquele atleta dará uma facada ao tal favorito, por considerar que ser-se favorito é concorrência desleal… Bem… é que vão lá aparecer as televisões todas e, ainda para mais, de borla. Talvez até paguem!

A RTP dirá, com lágrimas de crocodilo, que teria sido bem melhor não efectuar a transmissão, bem diziam eles, já que um esfaqueamento – que mostram em câmara lenta, por 45 vezes em meia-hora – não é matéria dignificante. A SIC descobrirá que o atleta da facada é um bisneto de um dos pastorinhos de Fátima, actualmente a soldo da Al Qaeda, com entrevistas em directo e tudo. A TVI assegurará que, segundo Fátima, aquele bisneto apenas é culpado de ter oferecido ao Prof. Marcelo um leitão em directo e que a faca apenas se destinava a ser cravada no Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Saramago, numa pose contestária de direita-centro.

No fim, todos se teriam esquecido de efectuar a transmissão, mas isso não faria mossa nenhuma aos turismo e atletismo algarvios, já que lá tinham os cobres e garantia de transmissão por parte de Sport TV, em diferido.

Melhor do que isto tudo, só mesmo a quebra de corrente que se verificou quando o Aznar e o Durão apertavam as mãos para a assinatura do MIBEL. Ele há deuses que não dormem!…