… ou o drama suburbano da classe média (cada vez mais) baixa…

Oeiras. Sete horas da manhã. Um dia de sol se anuncia. Será que a vida nos vai sorrir? Como é que estará o trânsito, hoje? E é sempre a mesma rotina: a cem metros da portagem, mesmo (ou sobretudo) na Via Verde começa a bicha-fila ou a fila-bicha, a toldar-nos a esperança, porque, numa rara manifestação de inteligência, após as portagens, quatro filas de trânsito se transformam numa…

Os espertos, os atrevidos e os artistas de circo das estradas começam a saltitar qual pulgas em pêlo de cachorro molhado.

Meia-hora bem batida para chegar à A5… que já está, também, completamente entupida até ao nó de Linda-a-Velha e ao Estádio Nacional, como se anuncia na Antena 1 e está mesmo ali aos olhos de todos.

E lá está ele! Diariamente empedernido! Estúpido! Burlesco! Idiota! A gozar com a cara do pagante que acabou de largar 30 cêntimos na portagem para entrar na bicha-fila! Em todo o seu esplendor, o anúncio da Brisa: TRÂNSITO LENTO – SEJA PRUDENTE.


Mas como e para quê, se o trânsito está, invariavelmente parado? Lá tenho mais de uma hora para chegar a Lisboa, percorrendo 17 miseráveis quilómetros!

Ao menos, mudem-no… Sei lá, qualquer coisa do tipo: TRÂNSITO LENTO – TENHA LÁ PACIÊNCIA, AMANHÃ HÁ-DE SER PIOR… ou VÁ DE COMBOIO, SEU PALERMA, CARROS HÁ MUITOS!

Agora, ‘seja prudente’ com o trânsito parado, só mesmo contra risco de adormecimento. E, nesse caso, melhor seria instalarem sirenes. E ainda assim eles batem que se fartam!… Um comentário político: dir-se-á que este caos diário é uma delícia para o poder que, em cada aceleradela, vê entrar mais uns cobres em impostos sobre a gasolina para o Estado. Uma sugestão (masoquista): e que tal multar estes gajos todos por circularem numa auto-estrada abaixo do limite mínimo de velocidade? Ainda não pensaram nisso… Andam distraídos! É só montar umas camarazinhas… e zás-zás!…